terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Resenha - Ultraman Jack

Em minha jornada em busca de conhecimento Ultraman (nunca mais conseguirei escrever uma frase de tamanho impacto kkk) eu me deparei com uma saga diferente das anteriores, Ultraman e Ultraseven, onde se via um herói mais leve em termos de atuação, mais natural em suas expressividades, mais próximo de um ser humano e que parecia realmente se importar mais com os seres vivos que com a "destruição de monstros"... Seu nome era Hideki Goh e ele, por uma atitude altruísta e de sacrifício, acabou eternizando em nossas mentes como inicialmente, o Ultraman que regressara em dias distantes, mas que hoje, ecoa sob o nome de Ultraman Jack! Antes de tecermos nossas considerações pessoais sobre a saga, vamos observar e registrar seus dados oficiais:


O Regresso de Ultraman é uma série de televisão japonesa pertencente à franquia Ultraman de séries de Tokusatsu. Produzida pela Tsuburaya Productions, foi exibida pela Tokyo Broadcasting System, estreando no dia 2 de Abril de 1971 e encerrando no dia 17 de Março de 1972, num total de 51 episódios. Criado por Hajime Tsuburaya, filho de Eiji, o seriado teve altas doses de ação, um dos mais eletrizantes seriados da Família Ultra contando com a participação especial do ator Akiji Kobayashi, o capitão Muramatsu da Patrulha Científica ou S.I.A. nos episódios 13 e 14. Ultraman Jack ainda contaria com a presença dos seus ilustres irmãos, ou seja, Ultraseven no 18 e no 38 e do primeiro Ultraman no 38 e no 51. A série estreou no Brasil pela TV Tupi em 1974, durante o programa do Capitão Aza. Em 1976, passaria a ser exibida, diariamente, ao meio-dia, saindo do ar após um ano e meio, quando deu espaço ao seriado Mundo Animal, voltando ao ar pela TV Record, posteriormente em 1979. Já nos anos 80, foi exibida pelo SBT, alternando horário com o Ultraman de Shin Hayata, dando a entender que se tratava do mesmo herói, o que não era verdade e causou uma grande confusão em muitos expectadores. Em 1986, a série passou a ser exibida no programa do TV Poww e naquele mesmo ano, mudaria de lugar, sendo exibida no carrossel de desenhos do SBT, como tapa-buracos, às 19h. Em 1987, ainda fez parte das atrações do programa Oradukapeta. Sua última exibição foi muito curta, em outubro de 1987, no programa do Bozo, quando deu lugar ao seriado Spectreman, nas tardes do SBT. Como curiosidade podemos citar os episódios 6, 8 e 36 que nunca foram exibidos aqui; no SBT, o episódio 6 era raramente exibido, além de que vários episódios eram exibidos fora de ordem, o que causava uma dúvida na cabeça do público, que via o capitão Kato em um episódio e Ibuki no outro. A troca de capitães aconteceu no episódio 22 e o episodio 48 "O Monstro da Preguiça" os personagens principais estão com outras vozes e não á do elenco de dubladores oficiais, ou seja, uma confusão de situações que levaram o público as dúvidas sem fim!




Estatíscas de Ultraman Jack:

Altura: 40 m (Pode também ser micronizado na mesma medida, ou pode tornar-se temporariamente humano tamanho)
Peso: 35.000 t
Velocidade de vôo: Mach 5
Velocidade de cruzeiro: 800 km por hora
Velocidade subaquática: 220 nós
Distância do salto: 400 m
Resistência ao aperto: 100.000 t 
Hospedeiro humano: Hideki Goh
Item de transformação: Nenhum




Comecei a assistir Ultraman Jack muito empolgado e esperançoso pois muitos comentários bons haviam sido trazidos a mim sobre este lendário guerreiro, que sua série era algo emocionante, empolgante, dramático e realmente isso se confirmou, o que  infelizmente não foi suficiente para aplacar alguns erros notados durante sua saga. Abaixo citarei a vocês pontos positivos (que foram muitos mais numerosos) e alguns negativos que colecionei durante a saga:


Pontos positivos:
1) Hideki Goh é um personagem muito mais humano que seus antecessores, seja por sua atuação anos luz dos anteriores, ou pela premissa que queriam demonstrar eu creio, com alguém carregado de emoções em muitos momentos, alguém que chorava de felicidade, de tristeza, de emoção e que soube aprender com seus errossem medo de demonstrar seus sentimentos.
2) O segundo episódio, onde ele desobedece uma ordem direta e atira no monstro... Isso causou a ruptura de toda a estratégia preparada e em sua cabeça imatura, ele cogitava que se transformando em Ultraman, resolveria todos os problemas que por ventura causasse, mas ao tentar a transformação e perceber que não conseguia, e isso por vontade de Ultraman Jack, aprendeu a dura lição de que ele (Ultraman Jack)  não
seria um mero objeto para ser acionado quando quisesse. Se Goh quisesse o poder de Ultraman para salvar as pessoas teria de demonstrar merecer e ter feito tudo que podia como humano antes de o convocar, achei uma lição incrível e memorável.
3) O episódio em que um menino, incentiva o monstro a destruir a cidade pois ninguém acreditava que ele (o monstro) foi quem causou o acidente que matou seu pai e os passageiros do trem, não seu pai como ficou oficialmente registrado e recebe um tapa no rosto de Hideki ao insistir no assunto. O tapa foi desferido porque Goh já não acreditava no garoto pois não haviam provas para sustentar tal tese mais. Porém, o momento final, quando Goh descobre a verdade vendo o menino quase ser morto pelo monstro que ele julgava controlar, enchendo então seus olhos de lágrimas, pede desculpas ao garoto e diz que irá se vingar pelos dois partindo para um combate épico e enfurecido, é fantástica, maravilhosa, sublime e digna dos mais memoráveis heróis que já assisti e merece ser registrada como um dos grandes momentos em Ultraman Jack.
4) A união entre Ultraman e Hideki Goh é fantástica, ambos se tornaram um só, não existe um corpo separado (pelo menos na série), fazendo com que Ultraman Jack e o oficial Hideki Goh sejam duas faces do mesmo ser, união esta enfatizada por sua condição física única entre os demais integrantes da MAT e também por sua forma de transformação, sem itens, sem brados, apenas dois seres concordavam com algo e ambos decidiam como agir, demonstrando uma capacidade de comunhão entre duas criaturas totalmente diferentes e que seria difundida nos ideais Ultras por muitas séries a frente, como a união entre os seres para a convivência pacífica e a coexistência em prol do bem maior, uma lição e um ensinamento digna dos mais notáveis seres e metas.
5) O sofrimento emocional parecia ser uma constante na vida de Hideki Goh, seja pelos fatos tristes ocorridos, seja pelos erros cometidos aos que se dava conta, seja pelos monstros que precisava derrotar mesmo sabendo que ambos, mesmo sem ter feito algo errado, eram uma ameaça a sociedade humana pelo simples fato de tentar se alimentar ou algo similar, situação esta que consumia seu ser em tristeza, dentro de determinados episódios e nos fazia ver muito além do Ultraman. Goh, apesar de sua condição única, detinha humildade, sentimentos e se deixava ser humano sem ter vergonha de expressar suas frustrações ou medos, algo não permitido até então aos hospedeiros Ultras. Na minha visão, uma grande demonstração de que mesmo sendo heróico, nossos sentimentos nos acompanham, não importa a dificuldade de nossa "tarefa".
6) Hideki Goh até o momento da série Ultraman Jack, foi o mais altruísta dos 3 ultras já apresentados então, sua preocupação com os sentimentos, com os seres vivos, com as pessoas e com o correto eram notáveis e nos saltavam aos olhos a todo momento.
7) Os inimigos tinham propósitos interessantes e as vezes assustadores, em certos episódios conseguiamos ter medo de alguns planos, principalmente se nos imaginássemos na nostalgia da época ou na pouca idade e pouca compreensão que as crianças tinham ao assistir um seriado deste estilo.
8) Finalmente, é importante e imprescindível frisar a despedida entre ele, o pequeno Jiro e sua tutora Rumiko perante a praia, em uma belíssima imagem onde Goh se despede, revelando sua verdadeira face, demonstrando sua necessidade de voltar ao planeta de luz e sua incapacidade em poder permanecer ao lado deles embora assim o quisesse... Ultraman havia nos ajudado e agora, o planeta do ser de luz necessitava de sua presença... Era o momento de Goh ajudar Ultraman mesmo às custas de sua vontade de ficar ao lado dos seus... Emoção essa que se demonstrou novamente na saga Ultraman Ace quando da aparição do falso Hideki Goh.

Pontos negativos:
1) Dificilmente (e repetidamente) os demais integrantes da MAT acreditavam em Hideki Goh e suas investigações e conclusões. Principalmente o oficial Kishida que em um determinado episódio foi capaz inclusive de convocar o general comandante para "dedurar" Goh e o que ele achava que Goh fazia
errado (na verdade Goh estava coberto de razão e a prepotência e arrogância de Kishida não o permitiam confessar que estava errado). Essa atitude de Kishida nunca foi punida ou mesmo abordada, deixando a impressão de que era normal ou adequada. Achei de uma falta de companheirismo e de uma desonestidade gigantesca e que se repetiu de forma cansativa na saga e sem qualquer "ressarcimento" para com as injustiças cometidas contra Hideki Goh,  episódio após episódio.
2) Quando da morte da namorada de Hideki Goh, ao final do episódio, a MAT resolveu comemorar a derrota do monstro; Goh então cabisbaixo e triste, diz que não irá, que não tem ânimo para festas... Seus "colegas" então dizem que tudo bem, o deixam sozinho e vão festejar enquanto o mesmo estava de luto. Fiquei simplesmente abismado com isso, principalmente pela morte ter sido violenta e traumática... Na verdade, o próprio Hideki Goh em sua atuação referente a morte da namorada foi inexpressivo comparado com o momento, seja devido a uma atuação pouco trabalhada pelo ator Jiro Dan ou então devido à uma falta de emoção do personagem Hideki Goh, algo que achei, tirou mais de 50% do brilho que o episódio dramático queria demonstrar.
3) O episódio final quando supostamente Goh morreu, seus "colegas", colocaram seu capacete em uma cruz a beira da praia, disseram que ele foi bom colega e se foram... O personagem havia supostamente dado sua vida para salvar a Terra inteira e tudo que eles conseguiram fazer por alguém que supostamente seria um amigo, foi dizer que ele foi um bom colega... Um episódio final que tinha tudo para ser magnânimo mas que como vários exemplos dentro do tokusatsu, desperdiçou tal oportunidade em troca de uma cena pobre e desprovida da emoção que na realidade continha.

Com considerações finais, em uma rápida passada, dá pra se dizer que Jack veio à Terra com missão de protegê-la e poderia ter escolhido qualquer humano como hospedeiro, assim como Hideki Goh poderia ter não se arriscado a salvar Jiro e com isso nada do que presenciamos ter acontecido, porém o destino quis com que Hideki fosse altruísta suficiente ao mesmo tempo que Ultraman fosse observador o suficiente para então, duas vidas que desejavam salvar outras se unissem pelo bem da humanidade... Acho que pode se chamar essa união de lendária, visto a beleza e o sentimento da mesma, trazendo a tona as aventuras de um personagem único, afinal, Hideki Goh e Ultraman Jack, para sempre estariam unidos em qualquer que fosse a jornada a partir de agora... Hideki encarou uma longa jornada de sofrimento físico e emocional, perdeu muitos amigos e amigas, perdeu sua namorada, sua segunda família, seus sonhos de piloto e por final o direito de viver ao lado dos que amava, mas ganhou as estrelas, o poder para fazer o bem e salvar a vida e em nome desse intento, ele entregou todos os outros para singrar as estrelas e conhecer o planeta de luz onde de lá, ao lado dos demais irmãos Ultra, espalharia a bondade, o bem, a proteção e a justiça, inclusive em nosso planeta em diversas outras ocasiões.
Como notal final, se você busca um herói que realmente se importa com a missão de salvar a vida ao invés de cumprir ordens humanas ou destruir monstros, ainda mais considerando apenas as 3 sagas que se apresentam até Ultraman Jack, com certeza Hideki Goh ficará gravado em sua memória como um dos mais carismáticos e humanos de todos os Ultraman.

4 comentários:

  1. Adorei sua apresentação do seriado!
    Partilho contigo essa valorização dos sentimentos humanos, do altruísmo, e as sacadas sobre oportunidades da história em termos de coerência.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guto, muito obrigado pela leitura, mais ainda por ter deixado um comentário e sua opinião. A esperança de que tenhamos um mundo mais empático onde os sentimentos serão amplamente respeitados e serão o grande guia para o ponderamento das atitudes humanos ainda é um sonho distante, mas ele vem sendo cultivado e nós precisamos levar a frente. Grande abraço e muito obrigado pelas palavras!

      Excluir
  2. Está série e a melhor e hoje pelo m mi mi não seriam exibida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela leitura e comentário! Jack não é dos meus favoritos mas com certeza é um grande marco nas sagas Ultraman e sem dúvida alguma um dos mais queridos de todos! Gratidão pela leitura e comentário!

      Excluir

Conversa Especial - Akira Toriyama, Japan Project e projetos futuros!

A tecnologia, apesar de seus pontos ainda plausíveis de utilizações nefastas, nos permite verdadeiros momentos raros e agradáveis como esse!...